ELA RESISTE SEMPRE  

Ao revisitar a história das mulheres ao longo do tempo encontramos pelo caminho vários nomes escritos nas copas das arvores e nas estrelas do céu, ainda sentimos o perfume da luta, da dignidade, e, sobretudo, a força da resistência das mulheres.

 

A essência feminina trás em seu DNA o dom de resistir e existir, porque apesar das discriminações, exclusões, violências e do feminicídio, elas continuam firmes no protagonismo de suas construções pessoais, sociais, políticas e humanas.

 

Mulheres não vivem no “país das maravilhas”, somos advindas de uma sociedade patriarcal baseada em um sistema historicamente com baseado nos privilégios da classe masculina em detrimento da feminina. Situação refletida na ausência de mulheres nos livros de histórias nos nomes da própria literatura e na participação da política.

 

Entretanto, a fidelidade da fotografia é capaz de registrar a intensidade da força dessas mulheres, que lutam por elas e pelas outras. Ações de empoderamento falam por si, e ainda, inspiram e encorajam meninas e mulheres.

 

A exposição em voga é um misto de ternura e bravura... é a expressão da sororidade feminina por meio da visibilidade das mulheres em suas trajetórias muitas vezes silenciosas, mas percorridas com lutas e vitórias.

 

10 Retratos em preto e branco de mulheres de nossa comunidade que resistem, lutam, reivindicam e mudam o mundo ao seu redor.

 

A resistência perpétua de história em história, resiste as mazelas do machismo, celebra a intensidade dos sonhos e das esperanças, cria condições de materializar a equidade, justiça e respeito.

Afinal, Ela resiste sempre...

REALIZAÇÃO  

A exposição “Ela Resiste sempre” faz parte do Plano de Empoderamento Feminino da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres de Jahu.

O projeto, desenvolvido pela Pasta, Casa Rosa “Dr. Maria Atonia Sinatura Barros” e Malu Ornelas Fotografia, contempla diferentes formas e vertentes de valorização e fortalecimento das mulheres.

 

O projeto visa evidenciar histórias de luta e resistência de mulheres de Jahu; foram escolhidas 10 participantes e os apontamentos de escolha levou em consideração a diversidade respeitando todos os recortes, a luta, o trabalho e protagonismo em diversos espaços. Dessa forma além de reconhecer e valorizar as mulheres em voga, as demais são diretamente inspiradas e se sentem representadas. Um verdadeiro exercício de valorização e sororidade.

Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres

Casa Rosa Dra. Maria Antonia Sinatura Barros

Ficha Técnica

Malu Ornelas : Fotografia

Maria Pia Ornelas: maquiagem

Lilian Ornelas e Murilo Murback: assistentes 

https://elaresistesemprejau.wordpress.com/

Copyright © 2020 - Todos direitos reservados  a MALU ORNELAS FOTOGRAFIA. Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.